Pular para o conteúdo principal

Auxilio emergencial: Mentir para receber o auxilio é fraude e pode dar mais de 6 anos de prisão! Entenda

O auxilio emergencial foi criado em abril para ajudar a população brasileira na fase da pandemia pelo novo COVID-19. Ele é destinado apenas àqueles que correspondem ao críterio implantados pelo governo. Na necessidade de conseguir o benéficio, muitas pessoas estão dando informações falsas ou mentirosas e isso é crime!



Em reportagem postada pela Uol, especialistas dizem que na hipótese mais grava, a fraude configura estelionato contra o governo, com pena máxima de mais de 6 anos de prisão.

De acordo com o Tribunal de Contas da União, cerca de 8 milhões podem ter recebido o auxilio de
forma indevida. Nem todos aplicaram golpe, muitos estão sendo vítimas de golpistas, e há caso de pessoas que receberam o pagamento automaticamente, por estarem em um cadastro do governo. Há consequências diferentes em cada caso.

Para quem teve o CPF roubado, não é configurado como fraude, mas a pessoa deve fazer um boletim de ocorrência. A orientação é que todos consultem seus CPF e caso ele tenha sido usado por outra pessoa, procurar imediadamente a polícia federal ou a polícia civil para registrar o caso. Na maioria dos estados também é possível fazer o boletim pela internet.

Para quem recebeu o dinheiro sem pedir, a orientação é que o dinheiro seja devolvido. Nesse caso, não é considerado crime se a pessoa não tem ciência de que recebeu o auxilio, mas, se ela tomou ciência e não fez a devolução poderá ser processada por apropriação indébita. A pena nesse caso vai de um mês até um ano de prisão.

O Ministério da Cidadania criou um site onde é possível devolver o dinheiro recebido incorretamente, clique aqui para visitar o site.

Comentários

Mais lidas

Após Luisa assumir namoro com Vitão, Whinderson Nunes se pronuncia. Veja

 Já a algum tempo a internet tem desconfiado de um romance entre a ex mulher de Whinderson com Vitão. E hoje ela assumiu nas redes sociais que eles estão juntos. Ao saber da notícia, a internet em peso foi atrás da declaração de Whinderson, que usou o Twitter pra reagir ao namoro.  Humorista como sempre, ele fez muitas piadas sobre o assunto, e fez a internet surtar com a sua reação. Primeiro Whinderson postou uma foto do personagem Pernalonga e escreveu "Será que tem sofrencia no album do Matuê?" e em seguida provocou dizendo "Adoro vocês tremendo aí pra ver o que eu vou postar!".  Veja a sequência de postagens dele no Twitter. pic.twitter.com/Lst1M82Si7 — Whindersson Nunes (@whindersson) September 10, 2020   Serase tem sofrencia no albo do matue — Whindersson Nunes (@whindersson) September 10, 2020   Adoro vcs tremendo aí pra ver o q eu vou postar kkkkkkkkkkkkkkkkk alfinetei de pau duro — Whindersson Nunes (@whindersson) September 10, 2020   https://t.co/b91seY

Luto: Brasil perde um grande icone do Rock brasileiro

 Um dos maiores vocalistas e compositores do rock brasileiro morreu devido a problemas de coração. Renato Barros, era vocalista e compositor da banda Renato e Seus Blue Caps. Ele tinha 76 anos e deixou duas filhas e duas netas. Renato foi internado com fortes dores no rosto e depois de vários exames foi necessário passar por cirurgia cardíaca, mas infelizmente ele não resistiu a cirurgia.  Ele foi o compositor de Devolva-me, que ficou eternizada na voz de Adriana Calcanhoto. A banda dele foi formada em 1958, e entre os sucessos estão 'Menina Linda', 'Meu primeiro amro', 'Perdi você'.  Veja um dos grandes sucessos da banda. Fonte Uol

Suposto amante de Carlinhos Maia vira candidato a vereador e fotos vem a tona, veja

 Carlinhos Maia é um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, ele é casado com Lucas Guimarães desde 2019. Mas, um antigo rolo de Carlinhos veio a tona esses dias. Ele se chama Lino Viegas e de acordo com os rumores, Carlinhos teria tido um caso com Lino um pouco antes de se casar com Lucas.  A postagem contando o caso é a que vemos na imagem abaixo. Veja fotos que vazaram de Carlinhos com Lino. Fonte Metrópolis