Pular para o conteúdo principal

Auxilio emergencial: Mentir para receber o auxilio é fraude e pode dar mais de 6 anos de prisão! Entenda

O auxilio emergencial foi criado em abril para ajudar a população brasileira na fase da pandemia pelo novo COVID-19. Ele é destinado apenas àqueles que correspondem ao críterio implantados pelo governo. Na necessidade de conseguir o benéficio, muitas pessoas estão dando informações falsas ou mentirosas e isso é crime!



Em reportagem postada pela Uol, especialistas dizem que na hipótese mais grava, a fraude configura estelionato contra o governo, com pena máxima de mais de 6 anos de prisão.

De acordo com o Tribunal de Contas da União, cerca de 8 milhões podem ter recebido o auxilio de
forma indevida. Nem todos aplicaram golpe, muitos estão sendo vítimas de golpistas, e há caso de pessoas que receberam o pagamento automaticamente, por estarem em um cadastro do governo. Há consequências diferentes em cada caso.

Para quem teve o CPF roubado, não é configurado como fraude, mas a pessoa deve fazer um boletim de ocorrência. A orientação é que todos consultem seus CPF e caso ele tenha sido usado por outra pessoa, procurar imediadamente a polícia federal ou a polícia civil para registrar o caso. Na maioria dos estados também é possível fazer o boletim pela internet.

Para quem recebeu o dinheiro sem pedir, a orientação é que o dinheiro seja devolvido. Nesse caso, não é considerado crime se a pessoa não tem ciência de que recebeu o auxilio, mas, se ela tomou ciência e não fez a devolução poderá ser processada por apropriação indébita. A pena nesse caso vai de um mês até um ano de prisão.

O Ministério da Cidadania criou um site onde é possível devolver o dinheiro recebido incorretamente, clique aqui para visitar o site.

Comentários

Mais lidas

Adolescente que previu a Covid-19, fala do fim da pandemia e de outra ameaça ainda maior para o mundo – Vídeo

Desde o surgimento do novo coronavírus em dezembro de 2020 na China, que o mundo se pergunta quando ficaremos livres da Covid-19. Médicos e cientistas de todo o mundo tentam encontrar a cura para erradicar a Covid-19 que já infectou mais 7,6 milhões de pessoas e provocou cerca de 427.630 mortes em todo o mundo. Um adolescente de 14 anos, identificado como Abhigya Anand, vem ganhando notoriedade desde que um vídeo com suas previsões viralizaram nas redes sociais. Nascido na Índia o jovem publicou o vídeo em agosto de 2019 onde afirmou que entre novembro de 2019 e abril de 2020, a humanidade estaria sob grave risco. O garoto prodígio se matriculou aos 10 anos de idade em aulas de astrologia, aos 7 anos de idade ele já estudava o sânscrito nos templos indianos. A previsão inicial de Anand mostrou-se correta com a pandemia do Covid-19, mas ele também disse em 29 de maio que o número de casos de coronavírus diminuiria gradualmente e sua previsão é de que até 5 de setembro de 2020 o vírus …

Mel Maia mostra sua primeira tatuagem e assusta até Marina Rui Barbosa, atriz tem apenas 15 anos

A atriz Mel Maia tem apenas 15 anos, mas já fez sua primeira tatuagem. Ela usou suas redes sociais pra mostrar o resultado do procedimento e isso assustou Marina Rui Barbosa que comentou na foto.


Mel já vem causando muitas polêmicas, principalmente por expor muito seu namoro com um rapaz de 18 anos, o jogador João Pedro. Na foto da tatuagem, os fãs ficaram divididos, muitos elogiaram e outros criticaram muito o fato dela ser menor de idade e já ter feito tatuagem.Marina Rui Barbosa se mostrou surpresa, principalmente com o corpo da atriz. Mel ficou famosa em 2012, quando participou da primeira fase de Avenida Brasil, ainda criança, onde ela fazia o papel da Rita.Veja o comentário de Marina e a foto da tatuagem.

O que você acha?

Luiza Sonza assume romance com Vitão, posta fotos e Whinderson vira piada. Veja

Desde o clipe de Luiza Sonza com Vitão, Flores, a internet tem especulado sobre um romance dos dois. 

Nesta quinta, 10 de setembro, Luiza assumiu o romance e ainda postou uma seguência de fotos onde aparece beijando o cantor. Muitos fãs comentaram no Instagram.No Twitter, Luisa mandou um recado dizendo "gostou tá gostado n gostou pode surtar".Com essa notícia muita gente começou a fazer piada com Whinderson Nunes, ex marido de Luisa. Houveram boatos que Luisa havia traído Whinderson com Vitão no final do ano passado. Whinderson não deixou barato e respondeu, leia clicando aqui.Veja as fotos postadas por Luisa.